Os Chás e suas vantagens!


O chá é uma bebida de origem chinesa, que nada mais é do que um infuso proveniente da imersão de folhas, ervas ou flores de algumas plantas, em água fervente, para extrair-lhes as substâncias aromáticas ou medicinais. Os chás recebem denominação variada em função do processo de produção e da graduação de suas folhas. Hoje, muitas plantas já tem seus efeitos terapêuticos comprovados cientificamente, e estão ao nosso alcance não apenas na forma de chá, mas também na forma de medicamentos vendidos nas farmácias.
Existem várias lendas em torno da origem dos chás. A mais popular é que os chás surgiram na china por volta de 2.800 anos a.c., por um Imperador chinês chamado Shen Nung, considerado o ?Pai do Chá?. Conta-se que ele estaria fervendo água embaixo de uma árvore e que algumas folhas caíram na água sem que ele nota-se. Ao provar, sentiu um gostoso aroma e sabor, e desde então, começou a realizar várias experiências. Ao passar dos anos, o uso do chá tornou-se um hábito comum na China, mas, usado apenas como bebida aromática. No século XVII, a Inglaterra trouxe para a Europa os chás da China, motivada, segundo alguns estudiosos, pela escassez do café no mercado mundial. Nesta época, o chá era usado apenas como bebida aromática, seus efeitos terapêuticos ainda não eram conhecidos, e apenas as classes mais altas da sociedade tinham acesso a ela, devido ao seu valor elevado. No século XVIII, devido a diminuição de impostos e ao aumento das regiões produtoras de chá no mundo, o chá tornou-se um produto barato, e tornou-se acessível ás classes mais baixas da população.



INFUSÃO: Despejar água fervendo sobre as ervas, numa vasilha, deixá-las em repouso durante 10 minutos, abafadas.
Finalidades terapèuticas:
Alecrim
Alfazema
Boldo do chile
Camomila
Carqueja
Confrey
Erva cidreira
Cidreira
Erva mate
Anti-stress: segundo institutos de pesquisas internacionais, é um tônico estimulante do coração e do sistema nervoso: elimina os estados depressivos, conferindo ao músculo maior capacidade de resistência a fadiga, sem causar efeitos colaterais; é estimulante da atividade física e mental, atuando beneficamente sobre os nervos e músculos eliminando a fadiga. Observa-se também que estimulante do mate é mais prolongada que a do café, sem deixar efeitos colaterais ou residuais como a insônia e irritabilidade. Por outro lado, a erva-mate atua sobre a circulação, acelerando o ritmo cardíaco e harmoniza o funcionamento bulbo-medular. Age também sobre o tubo digestivo, facilita a digestão e favorece a evacuação. É considerada ainda, um ótimo remédio para pele e reguladora das funções do coração e da respiração, além de exercer importante papel na regeneração celular.
Folhas de eucalípto
Flor de Sabugueiro
Serve para combater as bronquites, as queimaduras, o reumatismo, as hemorróidas ou mesmo as infecções dos olhos ou da pele.
Hortelã
Atenua azia, gases e cólicas. Vermífuga (lombriga). Alivia asma e bronquite. Calmante, digestivo, e para insônia, ou seja, para relaxar.
Jasmim
LIMA
Para a cura das dores de estômago.
Malva
Maracujá
Marapuama,guaraná e catuaba
Menta
Poejo
Sálvia
Esperança)
Fonte de pesquisa: Guia de terapia alternativas. (laura

Um comentário:

  1. Oi Laura, aqui em casa eu e meu marido temos o hábito de tomar chá é otimo mesmo para a saúde.
    Acabei de vir do blog do Paulo Coelho tem um lindo texto sobre amizade lá, beijos até mais

    ResponderExcluir

BueNovela

  Um Bebê Arco Íris: Para um CEO viúvo  A doce e inteligente secretária Maria Tereza trabalha na Transnacional montadora de automotivos Moch...